tudo está bem quando acaba bem...

...e se não está bem é porque ainda não é o fim! Não é isso que dizem?

Pois é, parece que agora realmente acabou a disputa política na fórmula 1, o regulamento continuará como está hoje, entrarão 3 novas equipes e todos os times pertencente a montadoras se comprometem a reduzir os gastos aos níveis de 1990. Mas o acerto mais importante para que a paz reinasse entre Fia e Fota, foi o compromisso de Max Mosley de se afastar do comando da Fia, após 18 anos no cargo ele se comprometeu a não concorrer a reeleição. Luca di Montezemolo pode dizer que venceu, conseguindo o que Ron Dennis tentou durante anos derrubar Max, que por sua vez também não saiu perdendo de todo, já que conseguiu que novos times ingressassem no campeonato e o já citado compromisso, por parte das montadoras, em reduzir custos. Bernie Ecclestone, presidente da Fom é outro que participando de forma discreta (pelo menos frente a imprensa), pode-se considerar vitorioso, já que ele seria talvez o maior perdedor em caso de um "racha" e uma possível desvalorização da marca F1, cujos direitos comerciais pertence a ele.

Eu torcia para que não houvesse acordo, disse aqui até, pelo simples motivo que acho mais interessante um campeonato com apenas carros ditos, de "garagem" com as montadoras apenas fornecendo motor, como era até o início da década de 1990. A fórmula 1 tem que voltar a ter a disputa esportiva como principal objetivo, coisa que para as grandes montadoras é o que menos importa, como se mostrou a "corrida armamentícia" disputada entre Toyota e Honda de 2004 a 2008, culminando na saída dos fabricantes de "CG" do páreo. Nenhuma das duas chegaram a estar entre as equipes de ponta nesse período, mas foram grandes responsáveis pelo encarecimento das atividades no esporte.

Muita gente falou que um não acordo entre Fia e Fota, implicaria no fim da F1 e que seria a mesma coisa que aconteceu com a Indy na época da cisão IRL x CART não acreditava muito nisso, apesar que obviamente as coisas não continuariam as mesmas. O grande erro da fórmula Mundial (CART), foi que eles queriam competir com a F1 e não com a IRL, e isso já no primeiro ano da categoria (loucura), até iam bem mas como era de se esperar deu errado. Com a fórmula que a FOTA pretendia criar (se é que pretendia mesmo), a coisa seria um pouco diferente já que seu principal adversário seria uma combalida F1 de Mosley. Mas isso é passado e pra mim que assisto (quando transmitem) até campeonato goiano e brasiliense de Marcas e Pilotos, não ia fazer diferença, eu quero é ver carro correr. No final tudo ficou bem, apesar que hoje já teve uma certa rusga entre Mosley e Montezemolo por causa de certas declarações que o chefe da Ferrari teria feito referente a aposentadoria de Mosley, mas não há de ser nada apenas um susto final de um filme de terror que acabou, se haverá continuação? aí teremos que esperar para ver.

Um abraço a todos!

0 comentários: