Grande Premio da Austrália de Fórmula 1 (corrida)

E que corrida! Fazia tempo que não via nada parecido.

Tenho a obrigação de destacar Robert Kubica, performance genial, digna dos grandes pilotos dos melhores anos da Fórmula 1. O polonês já começa a mostrar que é realmente o gênio desta geração, como já denotava nos seus bons tempos na BMW.

Jenson Button venceu de forma merecida e o que é mais incrível eu tinha apostado (em uma espécie de bolão do site grandprixgames.org) na vitória dele desde antes da classificação no sábado. O Inglês fez uma corrida limpa e se aproveitou da estratégia afinal não é só sendo o mais rápido que se ganha uma corrida.

Outro que prova que esta tese está correta foi Felipe Massa que garantiu um pódio inédito (para ele) no GP da Austrália,  apesar de não ter feito uma boa corrida em termos de performance. Largou bem e se tivesse sido rápido poderia até ter ganho a corrida, mas dada sua má performance e seu péssimo pit stop, um terceiro lugar foi ótimo e deve ser comemorado.

O destaque da prova fica com Lewis Hamilton. Largou em décimo primeiro e fez tudo que podia e não podia. Se não tivesse se classificado tão mal seria ele o cara a ser batido nesta corrida. Por falar em bater, o barbeiro do Mark Webber teve uma parcela grande de culpa pelo resultado de Hamilton não ter sido melhor. Lewis é de longe o piloto mais ousado da F1 atual, talvez até o mais capacitado, mas é também o mais irresponsável e paga o preço por isso. Na luta dentro da equipe, o que poderia ser uma vitória fácil de Hamilton dadas as suas habilidades perante as de Button, pode acabar não sendo tão fácil assim, graças a inconstância do Inglês mais novo.

Destaque também, para Karun Chandhok, o indiano conseguiu a façanha de terminar a corrida e isso já é muito, pra ele e principalmente pro seu time.

Nesse fim de semana eu estou bom de previsão, não é que Nico Hulkenberg se envolveu em um acidente na primeira volta com Kamui Kobayashi e abandonou, "que boca a minha". Ta certo que a "estrelinha" alemã não teve culpa, foi atropelado por "Kobe San" que pelo que pareceu perdeu novamente sua asa dianteira na reta. Acho que a Sauber deve mudar seu fornecedor de "cuspe" porque esse que eles estão usando para colar a asa de seus carros não ta dando a liga necessária.

Vamos aos encontros.
Mark Webber parece ter ficado muito grilado pelo fato de Lewis Hamilton ter dito em entrevista, dias antes da corrida, que o australiano estaria em sua ultima temporada na F1. Pra mostrar que não está afim de se aposentar o "cowboy canastrão" tentou de todas as formas aprontar pra cima do Inglês, como não tem toda essa habilidade no volante acabou ferrando a vida de Hamilton. Primeiro quando Lewis ultrapassou Felipe Massa, Webber tentou dar o bote pra cima dos dois, mas logo em seguida não conseguiu fazer a curva e levou Hamilton junto. Depois tentou a mesma coisa quando Lewis ultrapassava Alonso, acabou atropelando o Inglês e os dois foram parar na brita, conseguiram voltar, mas Hamilton teve de se contentar com o sexto lugar e Webber terminou em oitavo.
A Red Bull que parece realmente ter o melhor carro (não tão à frente dos outros como alguns dizem) está tento um resultado em corridas muito pífio. Sebastian Vettel ia bem, mas tropeçou nas rodas e passou reto em uma curva, depois disse que foi problema de freios, desculpa que Vitaly Petrov também pode usar já que este também andou tropeçando nas próprias rodas.

A corrida hoje foi como nos velhos tempos, com pilotos se recuperando depois de caírem para ultimas colocações caso de Alonso e Button, com pilotos com estratégias de pit diferentes (número de paradas), pilotos tendo que segurar carros com pneus  completamente desgastados e com carros mais lentos levando 2 ou 3 voltas dos outros como era a F1 de antigamente, aliás... como sempre foi a F1 (alguém poderia avisar isso pro Galvão Bueno). Tiveram também boas ultrapassagens e brigas por posições como antigamente, infelizmente a narração chegou a um nível que não dá mais pra aguentar, eu aqui em casa conseguia situar os carros na pista mesmo sem a ajuda do computador e Galvão completamente perdido ficava reclamando das imagens da FOM, se for pra ele ficar assistindo pela TV e comentando patota pode deixar que eu mesmo faço isso aqui, posso garantir que reconheço alguns pilotos pelo capacete coisa que o senhor Bueno não consegue mais.
   
O que só eu vi? Bem... acho que não foi só eu que vi, mas merece comentário, o "Xis" (tem que ser em maiúscula) que Lucas DiGrassi deu em cima do hepta campeão Michael Schumacher. Mais uma vez Lucas demostra que talento tem, só o carro é que é de lascar, mas isso é uma outra história...

0 comentários: